quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mundial de Capoeira reúne mais de 40 países e mistura diferentes culturas

ASSISTA A MATÉRIA NO SITE DA SPORTV CLICANDO NO LINK ABAIXO:

http://sportv.globo.com/videos/lutas/v/mundial-de-capoeira-reune-mais-de-40-paises-e-mistura-diferentes-culturas/1633967/



14° ENCONTRO INTERNACIONAL E 13° JOGOS MUNDIAIS
16 a 21 de Agosto de 2011 – Rio de Janeiro Brasil
Agosto é mês de evento do Mestre Camisa, isso todos já sabem. Sempre muito treino, Batizado, Jogos, Aulão em Copacabana e muita energia. Mas este ano, quem esteve presente é testemunha de que o evento foi especial.
Durante a semana, cursos no CEMB (em Cachoeiras de Macacu), perto da natureza, relembrando o valor da simplicidade, das coisas miudas que na correria das grandes cidades ficam esquecidas.
Aulas de capoeira, intrumento, percussão, danças folcóricas, palestras, bate-papos. A noite, sempre algo diferente: Na terça: uma caminhada noturna pela fazenda; Quarta e Quinta: classificatória dos Jogos Mundiais para aqueles que queriam conquistar as últimas vagas disponíveis para a competição; Ainda na Quinta: Noite dos Cantadores com alguns dos melhores cantadores da ABADÁ-Capoeira apresentando suas cantigas, novas e antigas; Na Sexta: primeira rodada eliminatória dos Jogos Mundiais da ABADÁ-Capoeira.
Sábado o evento se transferiu para o Rio de Janeiro para o Batizado do Mestre Camisa e a final dos Jogos Mundiais. O batizado veio primeiro, começou como uma festa de Batizado normal, mas a emoção da festa estava guardada, vários novos professores formados dando o tom da festa que não parava por aí, o melhor ainda estava por vir. Dois novos Mestrandos foram formados – Mestrando Piriquito Verde e Mestrando Montanha; e dois novos Mestres foram reconhecidos – Mestre Morcego e Mestre Charm.
A emoção tomou conta de todos, lágrimas, abraços e sorrisos entre alunos, familiares e amigos festejando a conquista, dividindo o momento e acompanhando o ritual que representa a caminhada por eles percorrida ao longo de anos dedicados a capoeira e a perspectiva de muito mais pela frente. Parabéns aos novos Mestrandos e Mestres.
Após o Batizado vieram as finais dos Jogos Mundiais. Uma roda intensa com jogos que levantaram o público das arquibancadas. O resultado final dos Jogos está abaixo.
Domingo, como é tradição, o evento foi encerrado com um aulão na Praia de Copacabana. A Banda Batalá de percussão abriu o evento, em seguida um alongamento coletivo com milhares de capoeiristas espalhados ao longo da avenida, depois foram formadas rodas para que todos jogassem e ao final foram apresentados os campeões dos Jogos Mundiais ao público presente. Durante o aulão, foi realizada uma coreografia para marcar a campanha de conscientização pela proteção das florestas e encerrando a festa, mais uma vez o samba reggae da Banda Batalá.

Resultados dos XIII Jogos Mundiais
Categoria A (Corda Verde/Roxa a corda Marrom/ Vermelho)
1. Lugar – Kikiu (Brasil / corda ROXA/MARROM)
2. Lugar – Eberson (Brasil / corda MARROM/VERMELHA)
3. Lugar – Furão (México / Corda ROXA)
4. Lugar – Diguinho (Brasil / corda MARROM)
Categoria B (corda AZUL a corda VERDE)
1. Lugar – Besourinho (Brasil / corda VERDE)
2. Lugar – Barbante (Israel / corda VERDE)
3. Lugar – Boneca (Portugal / corda AZUL)
4. Lugar – Calado (Espanha / corda VERDE)

Nenhum comentário: